Veiga do Lila

Vamos fazer pizza? … … … e fizemos!!!



A abordagem interdisciplinar deu forma a este pequeno projeto, usando estratégias que implicam ativamente as crianças nos processos de ensino aprendizagem que são desenvolvidos. Embora haja momentos estruturados com maior enfoque em determinada área de conteúdo curricular, certo é que há pontos de interseção entre todas as áreas e domínios.

É que por aqui a campainha não toca para sair de Ciências e entrar em Língua Portuguesa, música, matemática…! Por aqui tudo acontece na leitura de um olhar, numa palavra, numa ideia, numa pergunta que só tem resposta quando a descobrirmos!
[…]: o papel ativo do sujeito na construção do saber; a importância dos processos e métodos de aquisição de conhecimentos em detrimento dos produtos e dos objetivos a atingir; a relação entre os pensamentos, os sentimentos, as perceções e as emoções; o exercício de uma reflexão ecológica; a pedagogia de projeto como metodologia do “aprender fazendo”.(Leite e Ribeiro, s/d, p. 2)
O contexto permite o desenvolvimento de atividades que de algum modo são familiares às crianças, mas a intervenção pedagógica dá-lhes um sentido de autoconstrução do conhecimento!
Cientes que a melhor forma de aprender é convocando as emoções, quer pelo modo como as coisas nos são próximas, que pelo prazer da descoberta ativa. O resto é envolvimento, é intervenção e mediação pedagógica a todo o tempo!
Uma simples questão “Qual é a tua comida preferida?”, colocada de modo pouco inocente, deu o mote para o desenvolvimento de uma cadeia de atividades em sequência.
O registo fotográfico ilustra alguns dos passos das atividades desenvolvidas, mas não consegue mostrar a alegria, o entusiamo individual e coletivo nem o impacto na valorização do meio sociocultural das crianças e o estreitamento das relações com a família e comunidade.
Para a próxima convidamos para uma fração, ou melhor para uma fatia!😋
 Março de 2019, Olema Gonçalves


















1 comentário:

  1. Parabéns, Olema. Grupos mais pequenos permitem a utilização de metodologias ativas e melhor interação, educador - crianças. Esta foi sem dúvida uma atividade de muito interesse e qualidade para as crianças .Conseguiste trabalhar todas as áreas de conteúdo sempre em articulação. Assim, é aprender com prazer e curiosidade!!! A participação é sempre conseguida com muito entusiasmo

    ResponderEliminar