“As palavras são como as cerejas: vão
umas atrás das outras”!
Analogia interessante com o provérbio:
“As palavras são como as cerejas: vão umas atrás das outras” – a linguagem oral
é uma competência fundamental na Educação Pré-escolar. É a forma primordial de
a criança comunicar com os outros. Existe uma complementaridade entre as Áreas
de Conteúdo. Fomentam-se oportunidades das crianças se expressarem através do
movimento (Educação Física, Jogo mimado/teatro, Dança), Música, produções
plásticas (modelagem, pintura, desenho, carimbagem, colagem, etc.). Para além
de experimentar, inovar, criar as crianças dialogam sobre aquilo que realizam e
sentem.
Num ambiente educativo onde se
promove a autoconfiança, o respeito pelo outro, a empatia entre todos e com
estratégias/atividades diversificadas a linguagem verbal flui!
(Fica o registo fotográfico… de
alguns momentos/contextos).
( Turma JI/4 anos)
O nosso desafio foi concretizado!
Incentiva-se o respeito pelo Meio Ambiente, numa perspetiva
de responsabilidade partilhada, promovendo valores, na mudança de atitudes e de
comportamentos, consciencializando as crianças de que a partir de gestos simples
preservaremos o que é de todos no presente e no futuro.
Apostamos na metodologia mais eficaz: APRENDER-FAZENDO.
Planeamos e concretizamos:
- Cuidar/preservar/desfrutar da natureza;
- Recolha seletiva do lixo.
(Anexam-se algumas fotografias).
(JI 4 anos)
“Os caracóis”
“As palavras são como as cerejas: vão
umas atrás das outras”!
Analogia interessante com o provérbio:
“As palavras são como as cerejas: vão umas atrás das outras” – a linguagem oral
é uma competência fundamental na Educação Pré-escolar. É a forma primordial de
a criança comunicar com os outros. Existe uma complementaridade entre as Áreas
de Conteúdo. Fomentam-se oportunidades das crianças se expressarem através do
movimento (Educação Física, Jogo mimado/teatro, Dança), Música, produções
plásticas (modelagem, pintura, desenho, carimbagem, colagem, etc.). Para além
de experimentar, inovar, criar as crianças dialogam sobre aquilo que realizam e
sentem.
Num ambiente educativo onde se
promove a autoconfiança, o respeito pelo outro, a empatia entre todos e com
estratégias/atividades diversificadas a linguagem verbal flui!
(Fica o registo fotográfico… de
alguns momentos/contextos).
( Turma JI/4 anos)
O nosso desafio foi concretizado!
Incentiva-se o respeito pelo Meio Ambiente, numa perspetiva
de responsabilidade partilhada, promovendo valores, na mudança de atitudes e de
comportamentos, consciencializando as crianças de que a partir de gestos simples
preservaremos o que é de todos no presente e no futuro.
Apostamos na metodologia mais eficaz: APRENDER-FAZENDO.
Planeamos e concretizamos:
- Cuidar/preservar/desfrutar da natureza;
- Recolha seletiva do lixo.
“A educação pré-escolar constitui,
actualmente, para além de um contexto privilegiado de socialização, um espaço
formal de desenvolvimento onde a criança pode interagir com situações e
vivências do seu quotidiano, facilitadores de aprendizagens.”
A turma do J.I 3anos quer partilhar
um miniprojecto intitulado “Os caracóis”
Digam lá que não são uma ternura…
Despertaram
em nós curiosidade e interesse
Observamos, pesquisamos e
descobrimos que:
Têm sangue azul
Têm os olhos nas antenas
Têm muitos, muitos
microdentes na língua
Que gostam de comer
alfaces, couves, melancia, morangos, maçãs
Que gostam
de tomar banho e muito, muito mais…
Com eles
“aprendemos” a cuidar, a valorizar, a relaxar, a ser mais responsáveis e …
vejam só, como eles nos ensinam a reflectir, a pensar e a agir!
Ouvimos
muitas histórias, lengalengas, adivinhas, poesias canções
Até
dançamos…
Também
construímos um caracol gigante, o Rufino, que está suspenso na nossa sala…digam
lá que não é bonito!
Sem comentários:
Enviar um comentário