Projeto "Quero Ser Criativo"




Aprender com Alegria

O Educador / Professor deverá ter como preocupação principal, identificar os interesses e necessidades das crianças/ alunos e criar ambientes de aprendizagem com recursos tecnológicos que os envolvam a desenvolver competências transversais. Segundo Leavers (2008), o contexto educativo é fundamental para o sucesso das aprendizagens, por esse motivo, o autor afirma que “onde há envolvimento, há desenvolvimento”, ou seja, a criança/ aluno motivado, mobiliza, transfere e cria conhecimentos.
Na senda do autor, decidimos construir o Projeto Eu Quero Ser Criativo”,  destinado às crianças de cinco anos que frequentam a educação pré-escolar pública, no Agrupamento de Escolas de Valpaços. Sendo assim, desde a 1ªetapa de educação nos preocupamos em educar as crianças para o bom uso dos media. Proporcionar-lhe a utilização dos meios tecnológicos e informáticos como ferramentas de aprendizagens, havendo uma articulação com as diferentes áreas de conteúdo trabalhadas pela Educadora de Infância.
As crianças acedem com facilidade aos jogos didáticos do Blog da Biblioteca escolar “Contos e Livros”, onde têm a oportunidade de explorar os conteúdos de forma autónoma e mais atrativa.
De acordo com o descrito nas OCEPE (pág. 23), se a criança compreender as vantagens do uso dos meios tecnológicos, “ela não será apenas consumidora (consultar, ver filmes, etc) mas também produtora (registar, fotografar, etc). Alargando, deste modo, os seus conhecimentos e perspetivas sobre a realidade”
Com o Projeto Eu Quero Ser Criativo”, já conseguimos que as crianças desenvolvam essas competências, através da construção de desenhos variados no programa Paint, pesquisas de conteúdos do seu interesse, fotografia, gravação de imagem e  voz.  
Dado que o objetivo é conseguir sucesso nas aprendizagens procuramos que as crianças aprendam com alegria, de forma criativa, inovadora e ir ao encontro, da linguagem dos nativos digitais, ou seja, das novas gerações nascidas numa época rodeados de tecnologias, Prensky (2001).
Com a utilização das novas tecnologias vamos também de encontro ao novo paradigma de aprendizagem, onde o aluno é parte ativa na construção do seu conhecimento.

                                                                                 Abril de 2019
                                                                           A Educadora de Infância
                                                                                Ana Paula Tomé
     












                                           



                                                   







 
   

                                                                 






1 comentário:

  1. Aprendizagem ativa, criativa e com alegria! Isto é a Educação Pré-escolar!:)

    ResponderEliminar